top of page

Os Fundamentos do Vôlei

Como funciona um dos jogos mais democráticos do mundo esportivo?

Criado em meados do século XIX, o vôlei tem potencialmente conseguido um lugar de destaque no mundo dos esportes. Homens e mulheres - em suas mais variadas vertentes, crianças, idosos, pessoas com deficiência, etc, tem entrado em contato com o vôlei, e não a toa ele é uma modalidade bastante democrática, podendo ser praticado tanto em lugares fechados quanto abertos - ALÔ vôlei de praia.

Mas como funciona o jogo? É o que você descobre agora. Time, quadra, rede, bola. Basicamente são esses os componentes desse esporte simples e muito emocional. As equipes são formadas por 6 jogadores titulares e 6 jogadores reservas (salvo no vôlei de praia, em que as equipes são na verdade duplas). Essa regra não é muito seguida fora do mundo ''formal'' do esporte, pois em quadras de bairro e clubes de verão vemos partidas acontecendo juntando quem estiver habilitado a jogar na hora (o que deixa tudo mais inclusivo e divertido).

A quadra precisa ser dividida por uma rede alta, e cada equipe só pode permanecer na sua respectiva metade. Equipe posicionada, é a vez de entrar a bola, e ela obedece alguns movimentos:

Foto de Autor desconhecido

  • Saque: é o movimento que dá início às partidas. Um jogador se dirige à linha de fundo da quadra e lança a bola com o objetivo de atravessar a rede e bater no chão da equipe adversária.

  • Passe: também conhecido como recebimento, é o movimento feito entre os jogadores para impedir que a bola toque o chão do seu campo, direcionando a bola para o campo adversário através do levantador.

  • Levantamento: o levantador é o responsável por erguer a bola com a ponta dos dedos em um salto, na intenção de fazê-la alcançar uma altura ideal, para que o atacante possa marcar um ponto fazendo a bola tocar o chão da outra equipe.

  • Ataque: uma vez que a bola foi levantada, o atacante é o responsável por jogar a bola na direção do chão do time adversário. Para isso, ele deve estar posicionado próximo à rede e rebatê-la em direção ao chão.

  • Bloqueio: o bloqueio atua ao mesmo tempo em que o ataque, dois ou mais jogadores devem impedir que a bola venha para o seu campo, fazendo com que ela volte à equipe que a lançou, de preferência atingindo o chão.

Todos esses movimentos são estrategicamente pensados pelas equipes, pois cada equipe, a cada lance, só pode ter contato com a bola 3 vezes, e nunca mais de uma vez pelo mesmo jogador. As partidas acontecem divididas em sets: conjunto de 25 pontos, com 2 pontos de vantagem entre equipes. Não existe duração definida de um jogo, ele acaba no mínimo 4 sets e no máximo 5 sets e com a vitória da equipe que vencer o maior número de sets.

Agora que você já sabe as regras básicas do vôlei, que tal praticar?

Fonte: http://www.fivb.org/en/volleyball/Basic_Rules.asp

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page