top of page

A História do Vôlei de Praia

O Vôlei de Praia teve sua origem a partir do vôlei de quadra, sendo adaptado para a prática na areia (da praia). A modalidade nasceu no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1920, mas tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que ele desembarcou aqui no Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.

Conhecendo o Vôlei de Praia

O vôlei de praia é praticado em quadra demarcada com fita na areia, as medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).

O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.

Federação e Confederação

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei de Praia) organiza as competições e eventos internacionais de Vôlei de Praia, já no Brasil, temos a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Foto: Autor desconhecido

Conquistas recentes do Brasil no Vôlei de Praia

  • O Brasil pode ser considerado uma das maiores potências do esporte na atualidade, uma vez que os brasileiros ganharam os principais campeonatos mundiais nos últimos anos.

  • No Campeonato Mundial de Vôlei de Praia realizado em 2011 na cidade de Roma, a dupla de Larissa França e Juliana Felisberta foi campeã. Já no masculino, os campeões foram Emanuel Rego e Alison Cerutti.

  • Em 2011, a dupla Larissa França e Juliana Felisberta ficou em primeiro lugar no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste mesmo torneio, a dupla masculina de Emanuel Rego e Alison Cerutti ganhou o título.

  • Em 2013, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Polônia), os brasileiros Ricardo Santos e Álvaro Filho conquistaram a medalha de prata. Enquanto as brasileiras Bárbara Seixas e Liliane Maestrini ficaram com o bronze.

  • Em 2015, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Holanda), o Brasil obteve o melhor resultado dos últimos anos. A dupla formada por Alison Cerutti e Bruno Schmidt ficou com a medalha de ouro, enquanto a formada por Pedro Solberg e Evandro Gonçalves ficou com o bronze. No feminino, o Brasil ocupou todos os lugares no pódio: ouro (Bárbara Seixas e Ágatha Bednarczuk), prata (Taiana Lima e Fernanda Berti) e bronze (Maria Elisa e Juliana Silva).

  • O próximo Mundial de Vôlei de Praia ocorrerá em Viena (Áustria), entre os dias 28 de julho e 6 de agosto de 2017.

Vôlei de Praia nas Olimpíadas

  • Nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), o Brasil teve uma ótima participação: medalha de prata com a dupla formada por Agatha e Bárbara Seixas, e medalha de ouro com Alison e Bruno.

Curiosidades:

  • O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta nos Estados Unidos.

  • Existe uma jogada de defesa, muito utilizada no vôlei de quadra, sendo adotada pelo vôlei de praia, chamada peixinho. Ela ocorre quando o jogador arremessa seu corpo em direção ao solo para alcançar a bola. Como o movimento é parecido com o de mergulho, a jogada ganhou este nome.

Fonte: Sua Pesquisa – Educação e Esportes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page