top of page

Atletas Americanos devolvem medalhas Olímpicas 2016

Comitê da Rio 2016 calcula que cerca de 141 medalhas sejam devolvidas, mas só os Estados Unidos já devolveram mais de 80 medalhas deterioradas.

Texto adaptado de globoesporte.globo.com

A deterioração das medalhas olímpicas afetou em peso a delegação dos Estados

Unidos. Mais de 80 atletas americanos devolveram as medalhas conquistadas na Olimpíada do Rio de Janeiro. Elas foram encaminhadas para o Comitê Olímpico dos Estados Unidos para serem enviadas aos organizadores do evento. As informações são da agência Associated Press.

Logo Oficial das Olimpíadas Rio 2016

Ouro na luta livre, Kyle Snyder foi um dos atletas que pediu a troca após notar um

arranhão no verso da medalha. Segundo ele, os atletas têm até o fim do mês para realizar a devolução, mas não sabem quando a substituição será entregue. “Não era muito grave, mas é bacana que eles estejam me dando uma medalha nova”, afirmou Snyder, de 20 anos, à Associated Press.

A jogadora de vôlei de praia Kerri Walsh Jennings, medalhista de bronze, está entre as

atletas. Segundo ela, as medalhas estavam descascando e enferrujando, mas mesmo mediante à evidente deterioração, não sabe se a devolverá. “Ofereceram a substituição das medalhas, mas não tenho certeza se quero trocá-la”, disse Walsh-Jennings à AP, alegando que o item traz muitas lembranças, tendo se tornado um item de apelo sentimental.

Os porta-vozes das federações de basquete e natação também relataram que seus

atletas tiveram problemas com as medalhas. O Diretor-executivo de comunicação da Rio 2016, Mario Andrada, informou que as autoridades notaram o problema entre uma porcentagem considerável do total produzido para a competição. “O problema mais comum é que elas tenham sido derrubadas ou manuseadas com descuido e, com isso, perdido o verniz, causando ferrugem ou uma mancha escura no local em que foram danificadas”, afirmou Andrada à AP.

Ao todo foram confeccionadas 5.130 medalhas, sendo 2.488 olímpicas e 2.642

paralímpicas. A maioria dos problemas vem acontecendo nas medalhas de prata e o problema, de acordo com Andrada, teria ocorrido entre 121 e 141 medalhas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page