A História do Vôlei de Praia
O Vôlei de Praia teve sua origem a partir do vôlei de quadra, sendo adaptado para a prática na areia (da praia). A modalidade nasceu no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1920, mas tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que ele desembarcou aqui no Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.
Conhecendo o Vôlei de Praia
O vôlei de praia é praticado em quadra demarcada com fita na areia, as medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).
O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.
Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.
Federação e Confederação
A FIVB (Federação Internacional de Vôlei de Praia) organiza as competições e eventos internacionais de Vôlei de Praia, já no Brasil, temos a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).
Foto: Autor desconhecido
Conquistas recentes do Brasil no Vôlei de Praia
O Brasil pode ser considerado uma das maiores potências do esporte na atualidade, uma vez que os brasileiros ganharam os principais campeonatos mundiais nos últimos anos.
No Campeonato Mundial de Vôlei de Praia realizado em 2011 na cidade de Roma, a dupla de Larissa França e Juliana Felisberta foi campeã. Já no masculino, os campeões foram Emanuel Rego e Alison Cerutti.
Em 2011, a dupla Larissa França e Juliana Felisberta ficou em primeiro lugar no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste mesmo torneio, a dupla masculina de Emanuel Rego e Alison Cerutti ganhou o título.
Em 2013, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Polônia), os brasileiros Ricardo Santos e Álvaro Filho conquistaram a medalha de prata. Enquanto as brasileiras Bárbara Seixas e Liliane Maestrini ficaram com o bronze.
Em 2015, no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia (realizado na Holanda), o Brasil obteve o melhor resultado dos últimos anos. A dupla formada por Alison Cerutti e Bruno Schmidt ficou com a medalha de ouro, enquanto a formada por Pedro Solberg e Evandro Gonçalves ficou com o bronze. No feminino, o Brasil ocupou todos os lugares no pódio: ouro (Bárbara Seixas e Ágatha Bednarczuk), prata (Taiana Lima e Fernanda Berti) e bronze (Maria Elisa e Juliana Silva).
O próximo Mundial de Vôlei de Praia ocorrerá em Viena (Áustria), entre os dias 28 de julho e 6 de agosto de 2017.
Vôlei de Praia nas Olimpíadas
Nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), o Brasil teve uma ótima participação: medalha de prata com a dupla formada por Agatha e Bárbara Seixas, e medalha de ouro com Alison e Bruno.
Curiosidades:
O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta nos Estados Unidos.
Existe uma jogada de defesa, muito utilizada no vôlei de quadra, sendo adotada pelo vôlei de praia, chamada peixinho. Ela ocorre quando o jogador arremessa seu corpo em direção ao solo para alcançar a bola. Como o movimento é parecido com o de mergulho, a jogada ganhou este nome.
Fonte: Sua Pesquisa – Educação e Esportes