Os principais destaques brasileiros

Analisando os resultados da temporada de clubes de 2016 e 2017, o

vôlei brasileiro garantiu a soma do troféu erguido pelo Rexona-Sesc de

campeão sul-americano em Uberlândia, e as conquistas do Sada Cruzeiro

(vencedor do torneio continental em Montes Claros e do Mundial de Betim).

Não obstante, ao observar o leque de conquistas da modalidade, é possível encontrar atletas brasileiros campeões nas principais ligas de voleibol mundo afora. Destaque para Natália, MVP das finais na Turquia, e Dante, maior pontuador da decisão na Grécia.

Foto de: Bruna Bittencourt

Embora não tenha chegado a Final da Liga dos Campeões e não tenha disputado o Mundial de Clubes, a temporada de Natália foi uma das mais vitoriosas. Jogando ao lado da craque sul-coreana Kim Yeon Koung na entrada de rede do Fenerbahçe, a brasileira conquistou os títulos da Copa da Turquia e da liga turca. No campeonato nacional, inclusive, a atacante e campeã olímpica em Londres 2012 foi eleita a melhor jogadora da série final contra o Galatasaray, quando marcou 49 pontos na soma no triplo 3- 0 imposto por sua equipe no playoff, em uma média de 5,44 pontos por set.

Outro campeão olímpico brasileiro que comemorou o título na Turquia foi o ponteiro Lipe, recentemente repatriado pelo Sesi. O autor do ponto que decidiu os Jogos do Rio 2016 não teve uma temporada fácil na Europa, já que não conseguiu se firmar no sexteto titular do Halkbank, sendo seu time eliminado da Champions League ainda na fase de grupos, com apenas uma vitória em seis partidas. Contudo, no campeonato nacional, chegou à decisão e bateu o Arkas Spor, dos também brasileiros Maurício Borges e João Paulo Bravo, por 3 jogos a 1.

Ainda na Turquia, se a meio de rede Thaisa (que sofreu diversas lesões nos últimos meses) pôde comemorar o título mundial em outubro com o Eczacbasi VitrA, a oposta Joycinha, pelo Bursa Sehíd, de orçamento bem mais modesto do que o do trio de gigantes do vôlei local, conquistou a Challenge Cup, terceira competição interclubes mais importante da Europa. Na decisão contra o Olympiacos, da Grécia, a brasileira anotou 21 pontos na vitória em sets diretos de sua equipe. Na liga turca, a atacante terminou como maior pontuadora da competição em números absolutos (538 acertos) e a segunda na média de pontos por set (5,12), atrás apenas de Ting Zhu, do VakifBank,

com 5,2.

Quem também comemorou título na temporada foi a ponta Samara. Na Romênia, o Voley Alba Blaj obteve a segunda melhor campanha na fase classificatória e foi o primeiro colocado no hexagonal decisivo. Além disso, o time se sagrou campeão da copa local. Esses dados contabilizam uma ascensão cada vez maior dos nossos atletas, abrindo um leque de possibilidades para a formação de times consistentes e bem estruturados para futuras competições mundiais.

Fonte: https://saidaderede.blogosfera.uol.com.br/2017/05/22/mvp-na- turquia-natalia-

encabeca-a- fila-de- brasileiros-campeoes- pelo-mundo/

#atleta #cbv #superliga #escolabrasileiradevoleibol #vôlei

Posts Em Destaque
Posts Recentes