top of page

O vôlei depois das Olimpíadas: A influência do esporte que conquistou o mundo

A adoção oficial do vôlei nas olimpíadas pode ser considerada recente, foi em 1964, e a do vôlei de praia ainda mais recente, em 1994. Historicamente, seu formato foi modificado e inclusive influenciou outros esportes, o que definiu o ''formato olímpico'' seguido até os dias de hoje. Mas o que a inserção nas competições oficiais trouxe de importante? Reconhecimento.

Foto de: Jéssica Rios

A Federação Internacional, criada em 1947, fez muita pressão para que o jogo fosse inserido no quadro oficial de disputas. Após uma ''partida demonstração'' realizada em 1957, o vôlei finalmente integrou-se de forma definitiva na agenda esportiva dos jogos olímpicos. O grandioso trabalho feito pela CBV na gestão de Nuzman, juntamente com a iniciativa privada, impulsionou as equipes brasileiras fazendo com que o Brasil, até hoje, seja parte da elite do vôlei mundial, sendo o segundo país com maior número de medalhas, atrás apenas da Rússia.

A primeira medalha veio somente em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, com o que ficou conhecido como a ''Geração de Prata''. No começo dos anos 2000, com as equipes comandadas por Bernardinho, as medalhas de ouro chegaram e se tornaram objeto obrigatório nos jogos das seleções brasileiras.

Incentivo.

Para manter a classificação nas edições seguintes, muito treino e dedicação foram necessários. No Brasil, as estruturas e políticas dentro do esporte foram sendo ampliadas, e o resultado foram equipes vencedoras que trouxeram inúmeras medalhas para o país.

No início dos anos 2000, criou-se o Centro de Desenvolvimento do Vôlei, localizado em Saquarema, criação que impulsionou ainda mais as equipes, inclusive virando referência em treinamento de atletas, e atraindo equipes internacionais, inclusive de futebol e judô. Com treinamento de equipes de base, muito se obteve de resultados que permitiram que as equipes fossem renovadas, ganhando novo fôlego para as gigantes competições que vieram nos útlimos anos.

Popularidade.

2016 foi o ano do vôlei. Durante as transmissões dos jogos via-se quadras absolutamente lotadas, as torcidas usando camisas dos times, portando bandeiras, faixas e objetos que tornavam os jogos únicos. A constante vibração dos torcedores, aliada com o humor simpático dos jogadores de ambas as seleções, fez com que exclusivamente nessa Olimpíadas pudéssemos ter a dimensão do que o vôlei representa. Nas redes sociais, jogadores tiveram seu sucesso à parte, ora por seguir a linhagem de família atleta, ora pela beleza, ora pelos incríveis resultados alcançados durante as partidas. O vôlei é o esporte que nos une, que nos representa, e que torcemos que esteja sempre nos pódios.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page