top of page

Da Brincadeira aos Times de Base

Por se tratar de um esporte coletivo, o vôlei carrega em sua essência valores próprios ao desenvolvimento humano. Toda essa coletividade presente nas equipes, nas torcidas e, inclusive, com os demais esportes, conferiu um status popular ao jogo. Não é segredo para ninguém que o vôlei possui uma legião de jovens fãs e tem aquele espacinho garantido nas praias de todo o Brasil. Mas o que esse esporte em específico pode oferecer em se tratando de aspectos sociais, físicos e motivacionais?

Foto de: Bia Nascimento

Sociabilização

Seja jogando contra um amigo, contra duplas ou em equipe, o vôlei está longe de incentivar a disputa no sentido negativo da palavra. Esportes de competição entre equipes carregam em sua história a importância de reforçar o espírito de cooperação, o que auxilia no processo de formação social de crianças e jovens, melhorando seu convívio e ampliando repertórios de vivência entre as pessoas. No fim do jogo, é claro que é bom ter o gostinho da vitória, mas isso é o que menos importa no final.

Desenvolvimento

Para aqueles que acabam levando a coisa a sério, ter como meta entrar para um time de base estimula o constante desenvolvimento nos treinos. Lugares como SESI, SESC, e entre outros centros de esporte e cultura, têm papel fundamental no estímulo desses jovens, oferecendo espaços de treino de qualidade e suporte com profissionais qualificados.

Profissionalização

Embora a renovação dos times principais tenha sofrido com a contratação de jogadores dos times de base, por clubes de fora, muitos clubes ainda buscam destaques no esporte para integrarem suas bases, por isso eles investem em treinamentos pesados. A possibilidade de poder fazer parte de uma seleção e contribuir com a imagem do esporte, paira pela mente de muitos jovens, e não há motivos para pensar que tal coisa é impossível.

Trabalho em equipe

Em uma partida, cada jogador tem seu papel, mas o jogo funciona mesmo quando todos trabalham por um objetivo em comum. Nesse aspecto, o vôlei é um dos esportes que mais necessita de trabalho em equipe e comunicação. Para jovens em pleno desenvolvimento, ou já quase na fase adulta, essas habilidades são imprescindíveis nos ambientes escolar e profissional, o que faz do vôlei um esporte que consegue englobar ações não somente durante os jogos, mas efetivar benefícios para a vida pessoal de cada um.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page